Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapira, sociedade civil filantrópica sem fins lucrativos, foi fundada em agosto de 1971, onde, pais, amigos, médicos e sociedade local preocupados com a causa dos excepcionais, buscavam proporcionar as melhores formas possíveis de comunicação à criança portadora de necessidades especiais, para uma melhor integração na sociedade para que então elas pudessem se beneficiar da inclusão, através de proteção, saúde, educação, cultura e servindo como órgão de articulação que defendesse a causa do excepcional motivados por experiências positivas de outras APAE’S.


A entidade iniciou suas atividades em março de 1972 em uma sede provisória localizada à Rua Coronel Francisco Vieira, bairro Cubatão, onde foram criadas quatro salas de alfabetização e uma sala de oficina pedagógica que funcionavam nos períodos matutino e vespertino, beneficiando aproximadamente cinquenta alunos. A demanda foi aumentando e junto com ela a necessidade de um espaço físico maior adequado, com isso foi iniciado um trabalho com os membros do Conselho Delegativo para a arrecadação de verbas para a construção de uma nova sede, a qual foi concluída em 1980, sede atual, localizada à Rua Jacob Audi, bairro Penha Rio do Peixe em um terreno doado por Carmem Ruette de Oliveira. Desde então, a Apae, passou por um processo de transformação e modernização e em 1982, atendendo a exigências estabelecidas pela Secretaria de Educação, foi criada a Escola de Educação Especial Túnel Azul.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família; direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Visão

 

Ser reconhecida como referência de qualidade e desenvolvimento de prestação de serviços à pessoa com deficiência e defesa de seus direitos.

Valores

 

  • Inclusão Social
  • Qualidade de Serviço
  • Responsabilidade
  • Respeito
  • Solidariedade
  • Comprometimento Social

(19) 3813-8899 - secretaria.apaeitapira@yahoo.com.br
nas redes sociais