Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

NOSSA HISTÓRIA
  •  A APAE de Votorantim nasceu da iniciativa de amigos médicos, dentistas e também da igreja. Observaram que existia em Votorantim uma demanda de crianças com deficiência intelectual, porém não havia um espaço específico para este atendimento.
    Em 1982 ocorreu o primeiro passo com um posto chamado Posto Esperança e, em 1988 Clara Inez que era então a Secretária da Promoção Social, conseguiu apoio do prefeito Zeca Padeiro e começou atendendo 3 crianças em sua residência.
    Com aumento de demanda, em 1992 a prefeitura cedeu um espaço com equipe formada por psicólogos e fisioterapeutas. Neste mesmo ano o prefeito João Souto entrou em contato com o responsável das Indústrias Votorantim que cedeu o local da antiga Escola Santa Helena com um comodato de noventa anos.

 

  •   A APAE Votorantim é uma organização sem fins lucrativos, de Assistência Social que visa prevenir agravos, defender e garantir os direitos das pessoa com deficiência intelectual e múltipla, também desenvolve ações voltadas às políticas de Educação e Saúde, propiciando o desenvolvimento global dos atendidos, promovendo processos de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de autonomia e inclusão dos usuários.

 

  •  Oferece atendimento especializado há crianças, adolescentes, jovens e adultos Portadores de Necessidades Especiais nos diferentes programas de Assistência, Educação e Saúde.

HOJE

Oferece atendimento especializado há 110 crianças, adolescentes, jovens e adultos Portadores de Necessidades Especiais nos diferentes programas de Assistência, Educação e Saúde.
Faixa Etária: a partir de 0 anos sem limite de idade
Regime: Parcial e/ou Integração
Horário de atendimento: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

A APAE Votorantim entende que a inclusão social de pessoas com deficiência significa torná-las participantes da vida social, proporcionando sua independência, favorecendo o respeito e garantindo seus direitos no âmbito da Sociedade.

Objetivo

  Promover e articular ações de caráter preventivo e protetivo em defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, ampliar processos de aprendizagem, habilitação e reabilitação física e fortalecer sal autonomia, visando a melhoria qualidade de vida , em consonância com as legislações que regem o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a política de atendimento à pessoa com deficiência.


Missão

 

 

Promover e articular ações na perspectiva da defesa de direitos, capacitar e integrar a pessoa portadora de deficiência intelectual e múltipla através de orientação, desenvolvimento pedagógicos, acompanhamento terapêuticos, com respeito das suas diferenças e valorização das potencialidades, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida dessas famílias e à construção de uma sociedade mais justa e solidária

Visão

 

 

Ser uma Instituição reconhecida como referência na qualidade dos serviços prestados à sociedade, estimulando autonomia, valorizando as potencialidades e sendo facilitadora na inclusão social das pessoas com necessidades especiais. 

Valores

 

 

Prestar um atendimento fundamentado nas primícias da integridade, honestidade respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias, nos atendimentos prestados. Empenho na articulação com os demais serviços socioassistenciais e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

(15) 3245-1131 - apae.votorantim@outlook.com
nas redes sociais