Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Em meados de 1983 o Sr. HERMES BRUNO JACINEVICIUS integrante do Rotary Club, sensibilizado com o apelo do Sr. WILSON GIROTO, pai de um portador de necessidades especiais, que idealizava a fundação da APAE no município em virtude da dificuldade encontrada para realizar o tratamento de seu filho que tinha que se deslocar até Araçatuba para receber atendimento especializado e por observar que era crescente o número de pais que se encontravam  na mesma  situação  e  sentindo  a mesma preocupação com o futuro incerto de seus filhos, chamou para si a missão de dar os primeiros passos em busca de algo que a sociedade pudesse realizar em favor dessas pessoas.

Após o empenho do Sr. HERMES em organizar o trabalho de motivação comunitária, por meio de contatos com autoridades, clubes de serviços, empresas e sociedade civil, estes se reuniram em Assembléia e fundaram a APAE no dia 29 de Setembro de 1983. Na oportunidade foi lavrada a ATA de fundação da entidade que teve sob aclamação a eleição do Sr. HERMES BRUNO JACINEVICIUS como Presidente de Honra e do Sr. WILSON GIROTO como Presidente.

A partir do início do ano de 1984 a APAE começou a funcionar atendendo aproximadamente 20 alunos num espaço cedido pela Prefeitura Municipal, onde hoje se localiza o Banco do Povo. No ano seguinte a entidade foi transferida para o fundo da Prefeitura, local que hoje funciona a Secretaria de Assistência Social. Após um ano o prédio foi novamente requerido e a APAE mudou-se para a Escola José Bonifácio onde ficou durante pouco tempo, indo logo após funcionar nas dependências da atual Secretaria da Educação. Finalmente, após longo esforço da diretoria a Destilaria Univalem doou o terreno para a construção da tão sonhada sede própria que foi concluída e inaugurada em 30/05/88, na ocasião presidida pelo Sr. OSWALDO STEFANONI.

A escola funcionava em regime de externato, nos setores pedagógico, de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e serviço social, formando assim, a Equipe Técnica Multidisciplinar, atuando junto aos alunos, família e comunidade.

Missão

 

Propiciar ao portador de necessidades especiais melhores condições de vida, facilitando o seu bem-estar e inclusão social.

(18) 3401-1158 - apaevalparaiso2011@hotmail.com
nas redes sociais