Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE de Registro foi fundada em 10 de agosto de 1984 e é uma sociedade civil filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, sem fins lucrativos e de utilidade publica.

 

A entidade mantenedora de vários programas e serviços:

 

Escola Especial “Maria Toyo Maeji” – Proporcionando educação de qualidade para pessoa com deficiência.

 

  As atividades desenvolvidas na Escola de Educação Especial “Maria Toyo Maeji” são de âmbito pedagógico, obedecendo ao guia curricular da educação especial e comum abrangendo todas as disciplinas que a compõem, contando também com uma equipe de apoio nas áreas de psicologia, serviço social, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia.

 Nossa escola funciona em 2 períodos (8h às 12h e 13h às 17h), com 09 salas de aula que atendem desde educação infantil (a partir dos 4 anos), passando pela 1ª Série, 2ª Série, salas de currículos adaptados (para alunos com maior comprometimento e dificuldade) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Programa Ambulatorial – A intersetorialidade nas ações de prevenção terciaria para fortalecimento da prática da Inclusão

  Todos os casos são inicialmente avaliados pela equipe técnica do Ambulatório da APAE de Registro, composta por: Neurologista, Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga. Essa avaliação é funcional e compreende a avaliação do usuário, da sua família e dos serviços da rede de atendimento que acompanham esse caso. Nesse formato, a devolutiva é feita com a família e a rede. Dessa forma define-se quais apoios são importantes neste momento e qual programa melhor atenderá essa pessoa, podendo ser o atendimento semanal no próprio Ambulatório da APAE de Registro, e/ou qualquer outro programa externo ou interno.

   A maioria dos pacientes atendidos no Ambulatório são de bebês e crianças em fase pré escolar, com atraso no desenvolvimento, que recebem estimulação global com acompanhamento da fonoaudiologia, terapia ocupacional, da fisioterapia, da psicologia e/ou serviço social ou crianças. Também atendemos crianças que estudam na rede regular de ensino e recebem suporte especializado na APAE, num viés de intersetorialidade, para garantir oportunidades e a sua efetiva inclusão.



APAE de Registro e o compromisso com a comunidade e a construção de políticas publicam.

   Embora a APAE de Registro faça um atendimento direto de cerca de 200 usuários, é importante ressaltar que existem muitos outros atendidos indiretos através das capacitações, palestras, orientações feitas sobre a temática da deficiência e inclusão, alem das participações em reuniões da rede para discussão de casos.

   A APAE de Registro também tem uma efetiva historia de participação na construção das políticas publicas com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho municipal de Assistência Social, no Conselho Municipal da Saúde, na Comissão Municipal de Diagnostico e Planejamento e no Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Acompanhamento Socioassistencial das famílias

Contemplando aproximação e acolhimento das famílias, triagem, entrevista social, levantamento do perfil socioeconômico, levantamento do histórico clinico do usuário e sua família, orientações, encaminhamento e acompanhamento, alem de visitas domiciliares.

 

Clube das mães e amigas “nota mil”:

Acompanhamento grupal e semanal de familiares que permanecem diariamente na instituição. O objetivo principal do Clube de mães e amigas é viabilizar um espaço de atividades socioeducativas e artesanais para o auxilio ao processo de emancipação, protagonismo, autoestima e autonomia pessoa, família e comunitária, fortalecimento de vínculos e garantia de direitos. 

 

Projeto Laços de Família:

Espaço para discussão e informações sobre questões atuais como direitos e deveres das famílias, autoestima, identidade social, empoderamento, autonomia, papel do responsável visando o fortalecimento de vinculo com essa família, identificação de potencialidade e fragilidade do cuidador, potenciamento de qualidade de vida e fortalecimento pessoal e familiar no contexto das vivencias cotidianas no ambiente habitacional e comunitário.

 

Acompanhamento em parceria com a Rede de Serviços:

Composto por agendamentos de reunião de discussão de caso com vários segmentos da rede de atendimento (saúde, educação, assistência, órgãos de defesa de direitos) além da proposição de protocolos para acompanhamentos de casos futuros pensando-se em política publica e inclusão social.

 

Projeto mãos na roda:

Conservação, manutenção, e aquisição de cadeiras de rodas e cadeiras de postura, uma vês que a instituição atende muitos deficientes múltiplos. Atraves desse trabalho é feita também divulgação de informações sobre uso, melhoria e importância destas manutenções para o deficiente físico com vistas a envolver a instituição, as familias e a comunidade nesta causam trabalhando para garantir acessibilidade e assegurando condições para o exercício da cidadania e da autonomia.

(13) 3821-1581 - apaeregistro@terra.com.br
nas redes sociais