Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pindamonhangaba (APAE) é uma Instituição Filantrópica cuja fundação data de 04 de dezembro de 1970, da fusão com o Centro de Reabilitação (CBR), criado em 1966  pela professora Conceição Barros e pela Senhora Maria Hecilda Campos Salgado, para assistir as pessoas com deficiência de Pindamonhangaba. Durante sete anos funcionou como APAE – CBR até que o CBR foi extinto.

            A APAE funcionou em prédios diversos,  instalando-se em 1992, com sede própria em terreno doado pelo Sr. Antero Moreira e construída com a ajuda da Prefeitura Municipal, com recursos assistenciais e da comunidade, e sob a direção do Sr. José França, presidente da Entidade. Posteriormente foi feita a doação de 600m² de terreno pela D. Alzira Moreira. Em agosto de 2002, a Prefeitura Municipal efetuou a doação de mais 2.500 metros que anexadas ao atual terreno da entidade, destinado à construção da Quadra Poliesportiva.

            Atualmente, após a construção de novas dependências, dispõe de capacidade física apropriada para atendimento pedagógico e técnico necessário para reabilitação de pessoa com deficiência.

            Alem dos ambientes necessários ao funcionamento da Escola de Educação Especial “Elvira Moreira”, vinculada instituição, esta mantém os cursos de Ensino Fundamental – Ciclo I e Programa Sócio Educativo. O prédio possui um amplo pátio coberto para as atividades recreativas, quadra de esportes, playground, refeitório, cozinha e Espaço Pedagógico.

            Em suas instalações funciona ainda o laboratório de informática e as oficinas de culinária, decoração, marcenaria e trabalhos manuais.

            Para o apoio técnico necessário, existem as salas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, consultório médico, gabinete dentário próprio para o atendimento dos alunos, bem como os ambientes necessários para o funcionamento da parte administrativa, coordenação, direção e equipe de apoio.

            Os alunos com maior comprometimento e sem condições de se locomoverem, são beneficiados pelo transporte escolar adaptado, oferecido pela Secretaria Municipal de Pindamonhangaba.

            Em outubro de 2001, foi concluída a construção de uma piscina coberta com aquecimento e toda infra-estrutura necessária e adequada para o atendimento e o tratamento dos assistidos, através da hidroterapia.

            Em junho de 2008 foi inaugurada a Quadra Poliesportiva construída com apoio da empresa Tenaris Confab.

            Dentre os projetos que são desenvolvidos na Entidade contamos com os Projetos: Horta Suspensa, Leitura, Apoio Pedagógico e Clube das Mães.

            Ainda contamos com as atividades de apoio terapêutico e pedagógico como: Cão Terapia, Laboratório de Informática; Treinamento Desportivo e Recreação Aquática.

 

 

 

 

            Em 2015 a APAE atende a 205 pessoas deficientes intelectuais e múltiplas, entre crianças, jovens e adultos, e em média 15% dos assistidos permanecem em período integral, ou seja, das 7h30 às 17:00 horas.

            A ação educativa da APAE está comprometida com o exercício da cidadania e com a conscientização de uma sociedade democrática e não excludente, na medida em que a inclusão de nossos assistidos favorece e beneficia uma convivência participativa no universo social, contando com apoio profissional para atingir o ápice de suas capacidades e integrar-se à sociedade.

            Os recursos que mantém a APAE provêm de Convênios Municipais, Convênios Estaduais e Convênios Federais, e bem como doação e  parcerias.

 

Missão

 

"Prevenir a Deficiência, capacitar o portador de necessidades especiais e inseri-lo na sociedade”.

(12) 3643-4021 - contato@apaepinda.org.br
nas redes sociais