Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

No ano de 1971, as pessoas com deficiência intelectual da cidade de Ilha Solteira, filhos de trabalhadores que chegavam de outras cidades para ajudarem na construção da Usina Hidrelétrica e também da cidade, não faziam parte do convívio social, eram excluídas da sociedade, principalmente por que a cidade estava nascendo e não havia um lugar para inseri-los. Preocupados com esta realidade, um grupo de pessoas da sociedade, iniciou um movimento em busca de informação de   como montar uma instituição para amparar essas crianças, jovens e adultos, que necessitavam de um atendimento especializado. No dia 16 de Maio, este grupo de pessoas inauguraram a Instituição Filantrópica APAE de Ilha Solteira. Após alguns anos de existência a Instituição APAE, tornou-se escola, passando a ser chamada de Escola de Educação Especial “Fernanda de Oliveira Bastos”. Para a escolha do nome foi realizado uma eleição, onde os pais e associados elegeram o nome de “Fernanda de Oliveira Bastos”, aluna da APAE, falecida no ano 1985.

Nossa comunidade escolar, ao longo de sua história foi acumulando experiências em Educação Especial, nas áreas de Deficiência Intelectual, Síndromes, distúrbios entre outros e com relação ao ensino, currículo adaptado e organização escolar.

Atualmente, atendemos 110 (cento e dez) pessoas com deficiência intelectual/múltipla, associada ou não a outras deficiências ou patologias, síndromes e transtorno global do desenvolvimento. 

Missão

 

A Escola de Educação Especial “Fernanda de Oliveira Bastos” - APAE é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem, habilidades, procedimentos, atitudes e valores.

A nossa missão é de promover e articular ações direcionadas a defesa de direitos, a prevenção de doenças, educação, prestar serviços de saúde (habilitar e reabilitar) orientações e apoio psicossocial, às famílias visando à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual/múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Nosso compromisso é formar as pessoas com deficiência intelectual/múltiplas e com transtorno global do desenvolvimento, um cidadão com efetiva participação na vida social, resguardando a sua dignidade, a igualdade de direitos, a importância da cooperação e do respeito; a recusa a quaisquer formas de discriminação; repudio à injustiças e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde coletiva e ao meio ambiente.

Os programas de atendimento desenvolvidos pela Escola de Educação Especial “Fernanda de Oliveira Bastos”, utilizam métodos diferenciados e especializados, cuja finalidade é propiciar a cada indivíduo atendimento adequado as suas potencialidades, proporcionando condições favoráveis para sua auto realização, integração e exercício da cidadania.    

Os atendimentos possibilitarão o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência, reafirmando-se o compromisso com a defesa dos direitos e das liberdades fundamentais preconizados na CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (2000) e suas famílias.

Visão

 

Ser excelência e referência no país na defesa de direitos e prestação de serviços, atuando como Movimento de pais e amigos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Valores

 

-    A Pessoa com deficiência é a razão de ser da instituição, sendo prioridade nas suas ações;

-    Inovação, pioneirismo, motivação, planejamento e educação continuada da equipe são indispensáveis para o processo contínuo de desenvolvimento e crescimento da Apae.

-    Empoderamento de usuários e famílias.

-    Busca da excelência.

-    Inclusão social.

-    Busca de autossustentação.

-    Trabalho em parceria. 

(18) 3742-4892 - apaeisa@hotmail.com
nas redes sociais