Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cruzeiro, foi fundada em 19/01/1970 por grupos da sociedade, localizava-se na Rua Frascisco Novaes, N°35, Centro. Neste período deu-se inicio a formação da primeira diretoria, aos atendimentos, regristros e regularização das documentações e construção da sede própria.

Quando no ano de 1973, recebeu a titulo de doação da família Fortes, um terreno no bairro do Itagaçaba, onde foi construída a atual sede da APAE. Logo em seguida iniciou-se a construção, e em 1996 foi elaborado um estudo para ampliação e adequação do espaço físico, para melhor atendimento dos alunos. Em 1998 foi realizada uma parte da forma projetada com verba Federal.

No ano de 2000, passou por uma enchente que quase devastou a entidade, e com a ajuda de verbas federais e colaboração da sociedade, foi realizada mais uma etapa da reforma e reestruturação das suas instalações. 

Devido ao número crescente de alunos nos últimos três anos (2012 a 2015) verifica-se uma carência quanto ao espaço físico restrito, para atender a demanda existente. Contudo, vem se estudando novas prostas com possível doação de um grande terreno pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro, para a construção da Nova Sede da APAE.

A Instituição prioriza os atendimentos aos Programas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, fase de estimulação, entendendo que esta é a base primordial de todo desenvolvimento. Atendemos também alunos da Fase II-EJA com uma proposta direcionada a construir conceitos de identificação pessoal, socialização, regras e limites, aspectos de convívios social e familiar, independência e inclusão.

Para ser atendido na APAE de Cruzeiro, faz-se necessário o encaminhamento médico, com diagnóstico ou hipótese diagnóstica, assim o paciente será avaliado em Triagem multidisciplinar e será dada a devolutiva a família se o mesmo necessita de atendimento especializado, ressaltando que será avaliado a cada necessidade e, também, a capacidade física das salas para o ingresso do aluno.

Missão

 

A APAE de Cruzeiro tem como Missão, reabilitar, formar e educar a pessoa com deficiência, dentro de suas potencialidades, visando sua inclusão na sociedade através do trabalho integrado entre a instituição e suas famílias.

Visão

 

A Instituição tem como Visão o desenvolvimento global da clientela atendida, podendo encaminhar para o ensino regular aqueles que têm condições e, desta forma, atender apenas os casos de Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista, assegurando o direito à acessibilidade em todos os seus aspectos educacionais e de cidadania.

Valores

 

Seus valores primordiais sâo:

  • Ética;
  • Transparência;
  • Credibilidade;
  • Respeito;
  • Comprometimento;
  • Idoneidade.

(12) 3143-6099 - apaedecruzeirosp1@terra.com.br
nas redes sociais