Histórico
No ano de 1975 frente a necessidade que se constatava, surge em Antônio Prado, a idéia de se fundar uma Associação que se incumbisse de implantar um atendimento aos portadores de algum tipo de excepcionalidade.
Levada ao Dr. Clóvis José Mânica e esposa, a idéia foi prontamente acolhida, e em 26 de agosto foi empossada a 1ª diretoria da APAE. Na oportunidade assumiu a presidência o Dr. Clóvis José Mânica.
A partir desta data foram mobilizados esforços no sentido de viabilizar o objetivo principal de tal Associação, ou seja fundar a escola da APAE. Muitas foram as dificuldades como as de ordem econômica, de espaço físico e de recursos humanos, todas elas assumidas na sua íntegra pelo então presidente.
Um ano depois de fundada, a APAE oferece à comunidade pradense uma escola especializada no atendimento de excepcionais, funcionando então em sala alugada no prédio dos Irmãos Maristas. Em agosto de 1977 a escola foi transferida para uma casa cedida pelo Dr. Júlio Augusto Mânica. Em 1981 ainda na gestão do Dr. Clóvis foi inaugurada a sede própria da APAE. O casal Mânica vê coroado de êxito todo seu trabalho de amor e dedicação.
Hoje a escola atende 116 alunos dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.
Valores
A APAE de Antônio Prado tem como valores institucionais o Respeito à diversidade humana, o Profissionalismo, a Ética, o Amor, a Dedicação, a Competência e o Comprometimento com a Instituição.