Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaratinguetá - é uma organização social filantrópica, sem fins econômicos.  Está  localizada a Rua Fernão Dias – 100, Bairro de Vila Paraíba, Guaratinguetá, São Paulo  e   foi fundada em 15 de maio de 1968 nesta Cidade. Teve sua  origem no bairro Campo do Galvão com duas salas de atividades atendendo apenas 08 crianças com deficiência tendo como primeiro presidente o Sr. Geraldo Celso Grohmann. Motivado pela causa e contando com esforços e  a colaboração de integrantes da sociedade resultou num local permanente fundando a APAE de Guaratinguetá, que  desde o inicio passou a  atender as crianças com deficiência residentes no Município. As crianças tornaram-se adolescentes e necessitaram de outras atividades. A Apae cresce e vem a ser constituída, integrada por pais e amigos de uma comunidade significativa de pessoas com necessidades especiais, e de todos quantos acreditam, apostam e lutam pela causa da pessoa com deficiência. Hoje a evolução conduziu para educação inclusiva continuamos com empenho e apoio do poder público, empresas locais, comunidade em geral, de voluntários e toda a equipe de funcionários, adequando nossos serviços  a legislação vigente,  articulando e mobilizando ações que atendam a causa da deficiência. Com 45 anos de existência A APAE de Guaratinguetá caminha, atuando preponderantemente na área de assistência social, oferecendo, também, serviços nas áreas de educação e saúde, e vem, se tornando referência na comunidade pelos serviços prestados ao longo dos anos. Foi indicada pela SGS ICS Certificadora Ltda para ser certificada na Norma ISO 9001 e recebeu em abril de 2015 o Certificado.

A APAE, Instituição de defesa dos direitos da pessoa com deficiência  se compromete  e contribui com a construção da educação inclusiva em nosso Município. Temos em nosso  quadro profissionais capacitados  e experientes, tanto no atendimento escolar, quanto em outras áreas como, promoção da saúde; autogestão, autodefesa e família; assistência social e educação para o trabalho. Contamos com ambientes equipados para dar suporte às necessidades específicas de nosso público alvo disponibilizamos esforços,  experiência e recursos para a construção de uma educação que não segregue e que não discrimine, mas que trate as pessoas com deficiência intelectual múltipla e /ou transtorno do espectro autista, com respeito e dignidade, como prevê a legislação.

Missão

 

Apae Guaratinguetá tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

 

 


Visão

 

Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania

 

 

 

Política de Qualidade


A APAE Guaratinguetá, através da melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade, declara seu compromisso com a eficiência em todos os níveis operacionais, proporcionando às pessoas com deficiência intelectual e ou múltiplas e seus respectivos responsáveis, satisfação com os serviços prestados em suas áreas de atuação, assegurando os requisitos aplicáveis.

(12) 3123-2000 - secretaria.adm@apaeguaratingueta.com.br
nas redes sociais