Histórico
A Escola Especial Lions Clube de Arapongas - Modalidade Educação Especial , foi fundada em 10/05/1969 sendo autorizada em 30/12/1969
atraves da Resolução nº 17.789/69 e tendo como Entidade Mantenedora a APAE de Arapongas.
Esta escola não-governamental e sem fins lucrativos, expressa a disposição de ofertar as etapas de – Educação Infantil, Ensino Fundamental/anos iniciais e Educação Profissional/Inicial – Modalidade Educação Especial, prestando atendimento no(s) turno(s) matutino e vespertino, exclusivamente para alunos com deficiência intelectual de alta especificidades e múltiplas deficiências.
Caracteriza-se como estabelecimento de ensino especial, visto que apresenta uma proposta pedagógica ajustada às necessidades educacionais dos alunos e ao disposto na legislação vigente; proporciona acessibilidade nas edificações, com a eliminação de barreiras arquitetônicas nas instalações, mobiliário, equipamentos, conforme normas técnicas vigentes, oferece ajudas e apoios intensos e contínuos, adaptação curricular significativa e currículo funcional.
Para sua criação, autorização, renovação da autorização de funcionamento e cessação de atividades, a Escola Lions Clube de Arapongas – Modalidade Educação Especial, atendeu e atende às normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná e Secretaria de Estado da Educação.
Mantém apoio técnico pedagógico e financeiro dos órgãos governamentais, tendo acompanhamento e avaliação da Secretaria Estadual de Educação/SEED no cumprimento das determinações legais vigentes.
Em 2017 Sr. Pedro Paulo Bazana assume a presidência dando continuidade no trabalho.
A partir de 07/04/2018 á 06/10/2018 quem assume a presidência é o vice Presidente Sr. Justos Marques.
A partir de 07/10/2018 o Srº Pedro Paulo Bazana assume a presidência dando continuidade no trabalho do vice Presidente Sr. Justos Marques.
Missão
A Escola Lions Clube de Arapongas - Modalidade Educação Especial, em uma perspectiva de valorização das diferenças e crenças nas possibilidades de aprendizagem de todos os alunos, jovens e adultos com deficiência intelectual de altas especificidade, tem, por objetivo promover e articular ações de defesa de direitos, educação, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da mesma e à construção de uma sociedade justa e solidária.O direito da pessoa à educação é resguardado pela política nacional de educação, independentemente de gênero, ética, idade ou classe social.
Visão
A escola com práticas pré estabelecidas tem por proposito contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos historicamente acumulados, sociais e culturais de maneira crítica e contrutiva, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direirtos e deveres.
Valores
A escola deve ser local de diálogo, respeitando as diferentes formas de expressão aprimorando valores e atitudes, capacitando o indivíduo para busca de informação onde quer que elas estejam, usando-as no seu cotidiano e na organização do seu futuro.