Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Escola Especial Lions Clube de Arapongas - Modalidade Educação Especial , foi fundada em 10/05/1969 sendo autorizada em 30/12/1969

atraves da Resolução nº 17.789/69 e tendo como Entidade Mantenedora a APAE de Arapongas.

Esta escola não-governamental e sem fins lucrativos, expressa a disposição de ofertar as etapas de – Educação Infantil, Ensino Fundamental/anos iniciais e Educação Profissional/Inicial – Modalidade Educação Especial, prestando atendimento no(s) turno(s) matutino e vespertino, exclusivamente para alunos com deficiência intelectual de alta especificidades e múltiplas deficiências.

Caracteriza-se como estabelecimento de ensino especial, visto que apresenta uma proposta pedagógica ajustada às necessidades educacionais dos alunos e ao disposto na legislação vigente; proporciona acessibilidade nas edificações, com a eliminação de barreiras arquitetônicas nas instalações, mobiliário, equipamentos, conforme normas técnicas vigentes, oferece ajudas e apoios intensos e contínuos, adaptação curricular significativa e currículo funcional.
Para sua criação, autorização, renovação da autorização de funcionamento e cessação de atividades, a Escola Lions Clube de Arapongas – Modalidade Educação Especial, atendeu e atende às normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná e Secretaria de Estado da Educação.

Mantém apoio técnico pedagógico e financeiro dos órgãos governamentais, tendo acompanhamento e avaliação da Secretaria Estadual de Educação/SEED no cumprimento das determinações legais vigentes.

Ao longo da sua fundação, valores se alteraram e os objetivos propostos e as estratégias foram sendo vivenciados e incorporados na identidade da Instituição. A Escola Especial teve esta trajetória desde a sua fundação até o dia de hoje, sempre renovando e caminhando para um propósito de desenvolvimento para ser o melhor. A criação se deu em 1969, o Lions Clube de Arapongas alugou uma casa de madeira à Rua Condor, a equipe que atuava na EARCE de Apucarana passou a efetuar matrículas e visitas nas casas onde soubessem que existia alguém com algum tipo de deficiência mental. Iniciou-se então a montagem da Casa da Criança Excepcional, tendo como Presidente o Sr. Toshiharu Iokomizo, seguindo sempre a orientação e direção dos técnicos da escola mãe EARCE de Apucarana.

Em 28 de fevereiro de 1970, instalou-se a sede própria da escola na Rua Harpia n 23 onde em l9 de dezembro de 1971 elegeu sua primeira diretoria tendo como presidente o Sr. Tomiyoshi Hatumura.
Em 21 de dezembro de 1972, tomou posse a Sra. Elvia Garcia Fernandes, permanecendo no cargo durante 18 anos.

No biênio 91/92 teve como Presidente o Sr. Valdemir Gonçalves. Em 31 de dezembro de 1992 tomou posse o Sr. Rubens Marques de Oliveira, que junto com a sua diretoria, executou novos trabalhos que deram um novo sentido a nossa escola.

Em 2004 assumiu Pedro Paulo Bazana dando continuidade ao trabalho e proporcionando junto com sua diretoria tudo de necessário para o ótimo andamento da escola.

Em 2011 o presidente da mantenedora é Luiz Antonio Sartorio que atende com prontidão as necessidades da escola e realiza o trabalho com muita dedicação e responsabilidade.

Missão

 

A Escola Lions Clube de Arapongas - Modalidade Educação Especial, em uma perspectiva de valorização das diferenças e crenças nas possibilidades de aprendizagem de todos os alunos, jovens e adultos com deficiência intelectual de altas especificidade, tem, por objetivo promover e articular ações de defesa de direitos, educação, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da mesma e à construção de uma sociedade justa e solidária.O direito da pessoa à educação é resguardado pela política nacional de educação, independentemente de gênero, ética, idade ou classe social.

Visão

 

A escola com práticas pré estabelecidas tem por proposito contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos historicamente acumulados, sociais e culturais de maneira crítica e contrutiva, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direirtos e deveres.

Valores

 

A escola deve ser local de diálogo, respeitando as diferentes formas de expressão aprimorando valores e atitudes, capacitando o indivíduo para busca de informação onde quer que elas estejam, usando-as no seu cotidiano e na organização do seu futuro.

(43) 3252-1182 - apaearapongas@uol.com.br
nas redes sociais