Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A idéia de fundação da APAE Porto Feliz partiu do então candidato a prefeito Sr. Sérgio Betiol que, em sua campanha prometeu ao Sr. Lázaro Boves e a Sra. Luiza de Moura Siqueira que levavam seus filhos com deficiência à APAE do município de Itu, fundar uma escola especial para essas crianças. A promessa se concretizou sendo assim fundada em 18/08/1969.

A APAE de Porto Ffeliz funciona nos setores de Assistência Social, Saúde e Educação tendo hoje um total de 235 atendidos.

Em 2002, sob a presidencia do Prof. João César Fernandes Stetner, inaugurou-se o Centro de Reabilitação "Profª Luiza de Oliveira Moura Siqueira".

De acordo com os princípios básicos que regem a política nacional de saúde e em consonância com a missão e filosofia que norteiam a ação da Instituição Mantenedora - APAE, o Centro Terapêutico existe para o atendimento terapêutico para Pessoas Portadoras de Deficiências. O ambulatório terapêutico, mantido pela APAE de Porto Feliz, possui uma diversidade grande quanto às caracterisicas da clientela.

Na entidade, são oferecidos atendimentos nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Psicopedagogia e Enfermagem. A população atendida apresenta faixa etária de 0 a 71 anos, sendo, que na grande maioria carentes, encaminhadas pelas escolas da  rede municipal, centro de saude e entidades como AACD e APADAS, entre outras.

Possuimos o Centro de Convivência que tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência, condições de convivência social e situações que gerem bem estar fisico, mental e de pertencimento, garantindo assim, resultados positivos para sua realização pessoal e sua inclusão social.

São oferecidas atividades de oficinas, AVD e AVP, educação ambiental, culinária, horta, passeios educativos e temáticos, recreação e expressão corporal, artes e musica.

Em 2010 foi inaugurada o Centro de Hidroterapia Margarida Maria Rogado no espaço da Unidade Paulo Sampaio ampliando os recursos terapêuticos, promovendo reabilitação fisica e melhorando a qualidade de vida dos atendidos.

Além da Terapia de Integração Sensorial que promove o controle de estímulos sensoriais, elucidando respostas adaptativas que integram os estímulos recebendo, filtrando e organizando informações sensoriais, melhorando as habilidades pra responder às varias demandas do ambiente e Jardim Sensorial que proporciona possibilidade de um contato sensorial com a natureza contribuindo para sua reabilitação e melhora da qualidade de vida.

Missão

 

A Apae de Porto Feliz tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, Apoio à familia, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser referência na prevenção, nos processos de reabilitação, habilitação e inclusão social da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla.

Valores

 

A APAE de Porto Feliz atua com os princípios de:

  • Qualidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Ética;
  • Organização;
  • Determinação;
  • Transparência;
  • Responsabilidade Social e Cidadania

(15) 3262-8800 - apaeportofeliz@hotmail.com
nas redes sociais